domingo, 13 de fevereiro de 2011

HIDROGINÁSTICA

  HIDROGINÁSTICA

1-      HISTÓRIA

A História nos mostra que os exercícios físicos na água vêm sendo realizados a vários séculos e de diversas formas, a hidroterapia até a mais recente atividade aquática, denominada hidroginástica.
Existem várias publicações dando referências à terapia pela água, da Era Greco-Romana", até os dias atuais.
A terapia na água, vai de uma simples caminhada até a execução de exercícios mais elaborados para as diversas partes do corpo, com objetivos e finalidades diferentes.
A hidroginástica surgiu na Alemanha para atender inicialmente um grupo de pessoas com mais idade, que precisava praticar uma atividade física segura, sem causar riscos ou lesões às articulações e que lhes proporcionasse bem estar.
Essas pessoas foram levadas à piscina para exercitarem-se, obtiveram ótimos resultados, foi dessa forma que surgiu a hidroginástica.
Essa atividade dentro d'água, chegou ao Estados Unidos, foi aperfeiçoada e difundida, ganhou muitos adeptos, incluindo-se atletas de várias modalidades de esportes.
No Brasil a hidroginástica atualmente é bastante divulgada e praticada em clubes, academias de ginástica, Universidades, para as mais diversas faixas etárias, inclusive fazendo parte do programa de treinamento de diversas modalidades esportivas.


2-      Conceito

“É um programa de condicionamento, desenvolvido na água, que inclui exercícios do tipo aeróbios e exercícios para o desenvolvimento da resistência muscular localizada, força muscular e flexibilidade.”



3 CARACTERISTICAS GERAIS DA MODALIDADE
Os exercícios físicos são executados com ou sem material em piscina: valendo da resistência da água como sobrecarga, visando uma melhor qualidade de vida e ao bem estar físico de seus praticantes. A temperatura da água é uma característica importante e deve ser observada neste tipo de atividade. A temperatura ideal para prática de atividades aquáticas não competitivas deve ser entre 27° e 29° (graus) e esta é dependente da faixa etária dos praticantes. Acima de 31º só em caso de trabalhos terapêuticos.
Outro benefício é o empuxo, pois as articulações sofrem menos impacto com o solo durante os saltitamentos, fator importantíssimo para as pessoas em condições posturais especiais, para gestantes, para obesos e pessoas com osteoporose. A resistência da água contra uma ação de movimentos seqüenciais num determinado tempo devido a sua sobrecarga melhora o componente cardiorespiratório e neuromuscular (RML).
  Corpos imersos apresentam uma sensação de alívio de peso e facilita a execução de exercícios para gestantes, obesos e portadores de deficiências físicas. A hidroginástica é uma das únicas atividades indicadas para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Apesar disso, pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento podem praticá-la.  Atletas lesionados fazem hidroginástica porque ela fortalece a musculatura, protegendo as articulações. A freqüência cardíaca na água é menor, quando comparada com a mesma intensidade de exercício em terra. De acordo com todas essas características verificadas na literatura, fica evidente que a Hidroginástica proporciona benefícios variados.
Bonachela (1994) ainda recomenda que ao se planeje um programa de hidroginástica, é indispensável que o instrutor desenvolva um trabalho seguro,eficaz e divertido para os alunos. Em geral, a aula de hidroginástica inclui: aquecimento (aquecimento térmico, pré-alongamento e aquecimento cardiorespiratório); treinamento respiratório (aeróbio) e relaxamento; condicionamento muscular; e o alongamento final. A duração e a seqüência de cada etapa podem variar de acordo com os diferentes formatos da aula, ou dependendo das condições ambientais específicas.
Concordando ainda com Bonachela (1994), um dos fatores mais importantes para desenvolver um programa aquático e eficaz é promover e manter um equilíbrio muscular adequado. O corpo humano tem como característica trabalhar com pares de músculos para desempenhar os movimentos. Infelizmente, em nossas atividades diárias, acabamos por causar certos desequilíbrios nesses pares de músculos, que podem provocar o desalinhamento do corpo, a má postura e lesões crônicas. Todas as aulas devem ser projetadas para ajudar a trazer o equilíbrio muscular, através de uma coreografia bem planejada, instruções cuidadosas e tempo de alongamento adequado.
Por conseguinte, atesta Bonachela (1994) que a prática da hidroginástica, sistemática e freqüente, é capaz de promover modificações morfológicas, sociais fisiológicas, melhorando as funções orgânicas e psíquicas.
Ao ministrar uma aula de hidroginástica torna-se importante o entendimento das propriedades física da água, as quais consistem em flutuação, densidade, pressão, viscosidade, resistência e temperatura.
A densidade auxilia no posicionamento adequado na execução dos exercícios e facilita a determinação da carga a ser utilizada.
A pressão hidrostática é a força exercida igualmente, em todas as direções. O efeito da pressão hidrostática depende da profundidade a que o corpo é submerso e quanto maior a profundidade, maior será a pressão exercida.
A pressão hidrostática é a primeira contribuição para o exercício (há uma estimulação imediata da circulação periférica e, com a água na altura dos ombros uma resistência sobre a caixa toráxica.
VISCOSIDADE: É um termo científico, usado para medir o atrito que ocorre entre as moléculas de um determinado elemento. O líquido é considerado de alta viscosidade quando flui lentamente e de baixa viscosidade, quando flui mais rapidamente, variando também com a temperatura deste líquido. A viscosidade da água quente é maior que a água fria e a resistência que a água oferece é 12 vezes maior que a fora da água.
DENSIDADE: A densidade de uma substância é a relação entre sua massa e seu volume. Algumas pessoas de acordo com o seu biotipo, tem maior flutuabilidade, isto faz com que sintam maior facilidade em executar exercícios de flexibilidade, por exemplo, e ao mesmo tempo encontram maior resistência no momento da força. Isto tem a ver com o peso dos ossos e a quantidade de massa magra e massa gorda.

                            Entender este conceito, nos possibilitará encontrar a melhor profundidade ou posição do corpo, para que nossos alunos executem os exercícios da melhor forma possível.
TEMPERATURA: Influencia em algumas alterações cardiorespiratórias, quanto maior a temperatura, maior a FC para qualquer aumento de consumo de O2. Em hidroginástica o ideal é que se realize aulas em temperaturas entre 27 a 29 graus C, podendo-se treinar em temperaturas abaixo, desde que se faça um aquecimento antes de entrar na água.
Os materiais utilizados são: Halteres,Bola,Luva para hidro,Prancha de natação,Tornozeleiras,Acqua-tubo,Acqua –jogger (colete) e Acquafins.

BENEFÍCIOS

 Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
Um benefício bastante agradável da hidroginástica é a massagem proporcionada pela água, por meio da pressão e da resistência. Isso garante um efeito suavizante sobre a musculatura, ajuda a aumentar a circulação periférica de sangue e alivia as tensões.
A hidroginástica, quando praticada de maneira adequada e regularmente, permite uma melhora em todos os componentes do condicionamento físico, que são:
Componente Aeróbico, melhorando a capacidade cardiovascular e pulmonar; componente de Força Muscular;Componente de Resistência Muscular; Componente de Flexibilidade; Componente de Composição Corporal.
Outra vantagem importante da hidroginástica é que ela é uma das poucas atividades que podem ser realizadas por indivíduos com pouco ou nenhum condicionamento físico. Com isso, pessoas de qualquer idade, inclusive gestantes, podem praticá-la. Nas gestantes, a hidroginástica ajuda na prevenção das dores lombares e cervicais e aumenta a circulação nas pernas, facilitando o parto e o período de recuperação.

Princípios Pedagógicos da Hidroginástica

Para que o objetivo seja alcançado, é imprescindível que o professor siga alguns princípios pedagógicos:

1° - PRINCÍPIO DA MOTIVAÇÃO
O professor deve incentivar e estimular seus alunos a manter um ritmo de execução dos exercícios para que não haja perda do interesse pela atividade. Quanto mais o indivíduo é estimulado positivamente, mais ficara motivado, pois a motivação está relacionada diretamente à personalidade do professor.

2° - PRINCÍPIO DA INDIVIDUALIZAÇÃO
A individualização se caracteriza pela condição biológica do aluno, que determina o grau de esforço que será capaz de suportar.

3° - PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
Está baseado no processo de adaptação do organismo humano, que é o resultado da alternância entre o esforço e a recuperação, e ocorre através dos estímulos que poderão ser:
- Fracos - não causam nenhum benefício ao organismo
- Moderados - provocam leves excitações,
- Fortes - produzem adaptações satisfatórias,
- Muito fortes - podem causar dados irreparáveis.

4° - PRINCÍPIO SOBRECARGA
Aumentar gradativamente número de repetições, duração, intensidade dos exercícios. 

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